top of page
Search

A melhor comida brasileira

Updated: Mar 22, 2021




Geralmente, em cada viagem que fazemos, estamos sempre em busca de alguma forma de nos conectarmos com o ambiente, com a cultura e com os hábitos locais. A maioria das pessoas são apaixonadas pela gastronomia local.


Há quem diga que uma pessoa que visita um país e não prova os seus temperos, tem a mesma experiência de passar por um famoso castelo e não conhecer o seu interior.

Pergunte para um espanhol qual a opinião dele sobre conhecer o país e sair de lá sem ter provado uma autêntica Paella. Certamente ele irá lhe dizer que você perdeu um grande momento.


O mesmo acontece em uma viagem ao Brasil. Principalmente se estivermos falando do Rio de Janeiro. Os cariocas são pessoas espirituosas e geralmente com um sorriso largo no rosto. Você chega em uma padaria para pedir um café e a pessoa que está lhe atendendo logo pergunta de onde você é e se está gostando do Rio. Em poucos minutos vocês conversarão sobre cultura, política ou mesmo religião...



A primeira coisa que se deve experimentar no brasil é um bom café. Brasileiro, meu amigo, compra seu cafezinho até em algumas bancas de jornais. Curioso? Um pouco, mas pense comigo se isso não é uma boa ideia...

As frutas são certamente maravilhosas e cheias de sabor, principalmente as tropicais como mamão, goiaba, manga ou abacate. Você pode tomar um suco de fruta para começar o dia, ou ao meio-dia.


Café da manhã:

Se fosse possível escolher um pequeno circuito gastronômico para fazer pelo Rio de Janeiro, certamente começaria pela manhã com um pastel e um caldo de cana em uma feira tradicional de bairro, ou mesmo um pingado (forma carinhosa de se referir a um copo cheio de leite e um pouquinho de café) acompanhado de um pão na chapa com manteiga.


Almoço:

Para o almoço, uma ótima opção seria pedir uma feijoada em algum restaurante do centro do Rio. Espero que você tenha sorte de poder fazer isso em alguma sexta-feira, porque certamente se sentará em uma mesa ao som de um bom e velho samba de fundo. E não se assuste se o seu prato vier acompanhado de uma dose de caipirinha oferecida como cortesia.




Mas se você pensa que somente o Rio de Janeiro tem essa variedade de opções, estou feliz por poder dizer que você está enganado. São Paulo não seria o mesmo sem o seu famoso sanduíche de mortadela, a Bahia não seria tão feliz sem o seu acarajé e certamente Minas Gerais sentiria muita falta de seu autêntico pão de queijo, que já virou uma paixão nacional.


E mesmo depois de percorrer o Brasil inteiro se você decidir voltar para os braços da cidade maravilhosa, saiba que os cariocas jamais me perdoariam se eu não lembrasse a você do biscoito de polvilho e do mate gelado na beira da praia. E com tudo isso, se você perceber que ainda está com fome, um açaí certamente será uma grande opção. Sem falar na coxinha acompanhada de um guaraná.




Por fim, a única batalha que você terá que lutar quando se trata de comida no Brasil será quando estiver em uma conexão entre o Rio de Janeiro e São Paulo. Os cariocas chamam de biscoito, enquanto os paulistas chamam de bolacha. Esteja sempre pronto para discutir durante horas e horas sobre isso. Os dois lados têm bons argumentos, mas ao que me cabe, sou assumidamente do time do biscoito! E você, já escolheu um lado?


Se você gosta de falar sobre a comida brasileira e descobrir mais sobre a cultura, não perca nossas aulas de conversação aos sábados. Um ótimo plano para o fim de semana, com nossa professora do Rio de Janeiro.


Junte-se ao nosso grupo Meetup e pratique português: AQUÍ

Dê uma olhada em nossos cursos de espanhol AQUÍ

Siga-nos no Instagram: Goya.Languages


Texto: Nathália Calazans.

Edição: Paula Ruiz.

Fotos: Wix, Unsplash, Reportergourmet



64 views0 comments

Recent Posts

See All
bottom of page